Economia
Copa do Mundo: churrasquinho e cerveja estão mais caros
Foto: Reprodução

Copa do Mundo: churrasquinho e cerveja estão mais caros

Entre as bebidas, a cerveja é o item que mais disparou; a linguiça, o contrafilé e a tradicional picanha também subiram acima da média.

Redação - segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 11:53

O famoso churrasquinho brasileiro que acompanha os jogos da seleção na Copa do Mundo está mais caro este ano. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou que as carnes mais consumidas pelos brasileiros e as bebidas estão bem mais salgadas neste ano. As informações são da BandNews Curitiba.

As bebidas puxam o aumento, com pouco mais de 10,36% e entre elas a cerveja é o item que mais disparou, chegando a 11% na comparação entre outubro deste ano e do ano passado. É certo que houve aumento em muitos produtos, mas o índice calculado pelo instituto foi de 5,01% entre os meses de outubro, pelo IPC-M, o índice de preços ao consumidor – mercado que mede a variação de um conjunto fixo de bens e serviços que integram as despesas comuns de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

Apesar disso, o doutor em Desenvolvimento Econômico e professor da Universidade Positivo (UP), Walcir Soares Junior, considera que a alta é reflexo dos últimos anos.

“Muitos setores estão compensando suas perdas dos últimos anos, ajustando seus preços, como também há um efeito no aumento da demanda. Afinal, as pessoas propensas a sair de casa depois desses longos períodos de isolamentos e restrições”, afirma.

Entre as carnes, linguiça (6,38%) e contrafilé ficaram acima do índice de referência (5,56%) e a picanha também subiu mas dentro da média. (4,69%).

Comer fora também não é uma boa pedida para quem quer economizar, já que a alimentação na rua teve aumento de 8,06% desde o ano passado, como avalia o professor.

“Uma forma de lidar com essa aumento de preço é tentar substituir essas confraternizações externas pela alimentação em casa ou festas planejadas entre amigos, que podem ser muito mais baseadas em pesquisa de mercado e menos compras por impulso de quando estamos na rua. É importante também ficar de olho no endividamento de compras por impulso, não só nesses momentos de festa, como a Copa, como também nas festas de final de ano. O consumo precisa ser seletivo, de olho nas despesas de início de ano, e os potenciais aumentos de preço que ainda estão no horizonte da maioria das economias”, completa.

Uma das alternativas é o consumo da carne suína. Segundo o levantamento, a bisteca teve queda de 3,88%, o pernil, caiu 1,73% e a costela de porco diminuiu 1,54%. No quadro geral avaliado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV os itens que subiram são compensados por outros itens que tiveram redução de valor.

A queda de quase 20% no custo da energia elétrica com a adoção da bandeira verde e de 3% nos serviços de comunicação puxou o custo pacotão Copa do Mundo para baixo com uma queda de 0,94%. Eletrodomésticos e eletrônicos, itens de decoração e esportivos tiveram aumento abaixo da inflação, com 2,51% para os eletrônicos, 2,69% para a decoração e 1,68% para os esportivos. Aqui o destaque fica com a geladeira que subiu 8,29%.

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