Cooperativismo
Cooperativas firmam convênio com IAT para monitorar bacias hidrográficas
Divulgação/Jheniffer Valeria

Cooperativas firmam convênio com IAT para monitorar bacias hidrográficas

Cooperativas da região oeste do Paraná vão instalar estações de monitoramento em Palotina e Cafelândia

Angelo Sfair - quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 - 14:30

Por meio de um convênio firmado com as cooperativas C.Vale e Copacol, o Instituto Água e Terra (IAT) pretende ampliar o monitoramento das bacias hidrográficas do Paraná.

Atualmente, a rede de monitoramento da qualidade da água é composta por 207 estações distribuídas entre as 16 bacias hidrográficas paranaenses.

As cooperativas, que ficam na região oeste do Paraná, vão instalar cinco novas estações hidrológicas telemétricas na Bacia do Rio Piquiri. Os dados serão transmitidos ao IAT em tempo real.

As estações serão instaladas no primeiro semestre de 2024. O acordo prevê três estações novas em Palotina (rios São Camilo, Azul e Pioneiro) e duas em Cafelândia (rios Iguaçuzinho e Central).

Segundo informações divulgadas pelo Governo do Paraná, o acordo das cooperativas com o Instituto Água e Terra é válido por cinco anos. O investimento das empresas será de R$ 500 mil por ano.

cooperativas, convênio, iat, instituto água e terra, monitoramento, bacias hidrológicas, água
Cooperativas da região oeste do Paraná vão instalar novas estações de monitoramento em Palotina e Cafelândia (Divulgação/IAT)

Compartilhe