Economia
Confiança do empresário paranaense recua em julho, diz Fecomércio

Confiança do empresário paranaense recua em julho, diz Fecomércio

Os números apurados pela Confederação Nacional do Comércio também apontam que a confiança do empresário paranaense está abaixo da média nacional

Angelo Sfair - quarta-feira, 2 de agosto de 2023 - 19:05

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) caiu pelo sétimo mês consecutivo no Paraná e, pela primeira vez no ano, ficou abaixo dos 100 pontos. O número referente a julho indica que o setor do comércio passou para o campo do pessimismo.

A pesquisa é apurada mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio Paraná.

O ICEC estadual não ficava abaixo dos 100 pontos desde maio de 2021, quando o setor ainda lidava com as consequências econômicas da crise sanitária causada pela pandemia da covid-19.

Segundo a pesquisa CNC/Fecomércio, na comparação com junho, a confiança dos empresários recuou apenas 0,6% em julho. No recorte anual, no entanto, a queda chega a 19,5% – na comparação com julho de 2022.

Os números apurados pela Confederação Nacional do Comércio também apontam que a confiança do empresário paranaense está abaixo da média nacional (99,6 a 107,5 pontos).

O cenário no Paraná afeta tanto as empresas menores (com até 50 funcionários) quanto as empresas maiores (mais de 50 funcionários).

Entre os três pontos analisados pela pesquisa, as empresas de menor porte levam vantagem em relação às maiores apenas no quesito “Condições Atuais do Empresário do Comércio”.

Nos parâmetros “Expectativas” e “Investimentos”, as empresas com mais de 50 funcionários se mostram mais otimistas, segundo a pesquisa CNC/Fecomércio Paraná.

Compartilhe