Economia
Conferência pretende aproximar zoologia e indústria em Curitiba

Conferência pretende aproximar zoologia e indústria em Curitiba

‘Zoologia na indústria, novas tecnologias e perspectivas no auxílio à cadeia produtiva’ faz parte do 34º Congresso Brasileiro de Zoologia.

Redação - quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 13:36

Uma conferência pretende aproximar conceitos de zoologia e economia em Curitiba. ‘Zoologia na indústria, novas tecnologias e perspectivas no auxílio à cadeia produtiva’ faz parte do 34º Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

Durante três dias, a conferência terá palestras e reuniões técnicas sobre temas pré-selecionados, de interesse do setor produtivo, relacionados a diferentes áreas da zoologia. A intenção é estimular ações integradas que contribuam para levar conhecimento a gestores de empresas sobre desafios ligados a fatores naturais que impactam o dia a dia das indústrias.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o evento será uma grande oportunidade principalmente para algumas áreas ligadas ao agronegócio. “Este é um serviço importante que estamos disponibilizando para a indústria do nosso estado. Queremos iniciar com a formação de grupos de trabalho que vão poder compartilhar experiências a partir do conhecimento adquirido nas universidades para aplicação na rotina de algumas cadeias produtivas”, afirma.

Já para Luciane Marinoni, presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia diz que falta comunicação entre quem produz conhecimento e quem aplica. “Se a academia não puder produzir conhecimento, realizar pesquisas, a indústria será com certeza afetada. Por isso estamos trazendo o setor para a programação do evento para que possamos trabalhar juntos”, justifica.

A conferência terá três temas prioritários: 

  • Manejo e controle de javalis
  • Controle biológico de pragas em plantios florestais
  • Novas ferramentas para monitoramento e controle de pragas em plantações de cereais

Após cada palestra, haverá uma reunião técnica restrita entre representantes dos setores de interesse da indústria, afetados pela temática apresentada, e pesquisadores da área, no intuito de expor os problemas, desafios, verificar oportunidades e desenvolver potenciais soluções.

Compartilhe