Economia
Comércio paranaense vendeu menos neste Dia dos Pais

Comércio paranaense vendeu menos neste Dia dos Pais

A queda de 3,6% foi atribuída à redução do poder de compra do consumidor, seguido pelo cenário político-econômico atual

Redação - terça-feira, 22 de agosto de 2023 - 10:33

O comércio paranaense vendeu menos no Dia Dos Pais deste ano. É o que aponta uma pesquisa que analisou o desempenho do consumo. A queda de 3,6% foi atribuída à redução do poder de compra do consumidor, seguido pelo cenário político-econômico atual. 

Em relação às formas de pagamento, a maioria dos consumidores optou pelo pagamento a prazo com cartão de crédito (53%), seguido por à vista com cartão de crédito (15%), à vista no PIX (14%), à vista no débito (12%) e crediário de loja (6%).

A pesquisa, encomendada pela Faciap, ouviu 604 empresários paranaenses nos dias 16 e 17 de agosto. Apesar da queda, os dados mostram ainda que 60% dos comerciantes estão animados quanto ao rumo do seu negócio para os próximos meses.

Cenário econômico paranaense

Os empresários mais otimistas são os de Guarapuava (66%), Londrina (64%) e Francisco Beltrão (64%). Os mais preocupados com a evolução do cenário econômico são os de Cascavel (45%) e Curitiba (43%).

Já em em relação à economia, os comerciantes estão preocupados, principalmente os de Maringá (70%) e Cascavel (65%). Há uma parte significativa que está animada, sobretudo os de Ponta Grossa (32%). E o índice do “desanimado” é maior em Franscisco Beltrão, seguido por Curitiba.

Segundo o estudo, para promover as vendas e fidelizar clientes, os comerciantes paranaenses realizam descontos e promoções (para 34%). Em segundo lugar aparece a divulgação das novidades (33%), seguido de ações de marketing em redes sociais (30%). Os canais mais utilizados neste Dia dos Pais foram Instagram (69%) e WhatsApp (61%), e-commerce/site da loja (31%).

Compartilhe