Economia
Carros populares: pacote de incentivos é aprovado por Lula

Carros populares: pacote de incentivos é aprovado por Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que redução temporária de impostos dos carros populares não trará impacto para os cofres públicos.

Redação - sexta-feira, 2 de junho de 2023 - 07:51

O pacote de estímulo à produção e venda de carros populares foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A versão final do projeto foi apresentada ao chefe do Executivo nesta quinta-feira (1º) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Haddad, não informou a data de lançamento do pacotão de incentivo à indústria automobilística. A data dependerá da agenda de Lula e da superação de entraves burocráticos, como pareceres da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ele, no entanto, adiantou que espera que a Casa Civil conclua a análise da medida provisória na próxima segunda-feira (5).

Ainda de acordo com o ministro, o programa durará “em torno de quatro meses” e explicou que a redução temporária de impostos não trará impacto para os cofres públicos porque a fonte de financiamento está definida.

“Nós fechamos um entendimento. Ficou um desenho bom para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], bom para a Fazenda. Os dois ministérios estão muito bem contemplados”, afirmou Haddad. 

De acordo com ele, o pacote vigorará até que os juros comecem a cair no Brasil. “Essa é uma questão limitada aos próximos meses para que não haja demissões. Sobretudo há uma preocupação muito grande com o emprego na indústria automobilística e em toda a cadeia [produtiva]. É uma coisa temporária, com valor definido e tempo definido”, completou o ministro.

Segundo Haddad, Lula validou a fonte de recursos para financiar o programa. De acordo com ele, o impacto final da renúncia de impostos será inferior aos R$ 2 bilhões inicialmente anunciados e será integralmente compensado.

Redução de tributos de veículos populares

O Governo Federal anunciou recentemente um novo programa de estímulo à indústria de carros. As medidas anunciadas devem ampliar o acesso da população a veículos considerados populares, com queda nos preços dos carros de entrada do mercado nacional.

A redução de tributos para veículos de até R$ 120 mil, com a redução do IPI e do PIS/Cofins, será a principal medida do pacotão para alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro.

As reduções nos preços finais dos veículos vão variar de 1,5% até 10,96% – o governo anunciou que os descontos serão maiores para os carros mais baratos.

Além do preço, fatores como a eficiência energética e a produção nacional também serão considerados no cálculo do desconto.

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a redução de impostos no setor anunciada pelo Governo Federal, está produzindo efeitos imediatos na cadeia de produção automobilística. As montadoras já estão alterando o planejamento, e há expectativa de elevar a produção do setor em cerca de 300 mil veículos por ano.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe