Economia
Alugar ou comprar um imóvel em Curitiba fica mais caro
Foto: Divulgação

Alugar ou comprar um imóvel em Curitiba fica mais caro

No caso do aluguel, o valor ficou em 23,3% acima da inflação, enquanto os imóveis à venda encerraram o ano com valorização de 14,5%

Redação - quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023 - 17:02

O preço dos imóveis em Curitiba fechou o ano de 2022 em alta. No caso do aluguel, o valor ficou em 23,3% acima da inflação, enquanto os imóveis à venda encerraram o ano com valorização de 14,5%. As informações são da BandNews FM Curitiba.

Em números reais, já sem os percentuais da inflação e do IGP-M, o aluguel subiu 17,1 pontos porcentual. Ou seja, um aluguel de 2 mil reais ficaria 342 reais mais caro. No caso da venda a alta real é de 8,1 pontos porcentual.

Um imóvel avaliado em 500 mil reais, valoriza em 40 mil e 500 reais. Não existe uma única causa para essa valorização na capital paranaense, conforme explica Leonardo Paz, CEO do Imovelweb, que lembra das mudanças de comportamento em reflexo da pandemia.

“Percebemos que o mercado local no último ano acompanhou o momento da economia brasileira, que por sua vez acompanhou o mercado global. Em todo o Brasil, vemos aumento em regiões bem localizadas, próximas de polo de empresas e acessibilidade. A região de Curitiba é referência nacional em tais quesitos. A boa notícia para inquilinos e proprietários é o espaço para negociação dos preços”.

O mercado local acompanhou os reajustes nacionais e globais. Ainda de acordo com o CEO, o momento é bom para negociação de inquilinos e proprietários. “Não existe uma única causa para valorização dos imóveis da região, e sim um conjunto de fatores. Busca por espaços maiores, com inclusão do home office como fator. Lockdown e restrição de deslocamento favorecem o acúmulo de poupanças pelas classes mais altas”.

A orientação é para que os inquilinos não deixem de negociar os preços antes de assinar o contrato. Já os inquilinos podem aproveitar o momento para liquidez.

Compartilhe