Economia
Abril registra terceira alta na atividade do comércio em 2024
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Abril registra terceira alta na atividade do comércio em 2024

O maior percentual ficou com o segmento ‘material de construção’; veja

Mirian Villa - quinta-feira, 23 de maio de 2024 - 12:48

As vendas do comércio físico brasileiro cresceram 0,2% em abril na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa, essa foi a terceira alta registrada em 2024. 

Na análise por setor, o maior percentual ficou com o segmento de “material de construção”, com alta de 1,4%. O único setor que registrou baixa foi o de “tecidos, vestuários, calçados e acessórios” (-1,5%).

No comparativo entre abril deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento da atividade física do comércio foi de 4,6%. Nesse cenário, foi o setor de “veículos, motos e peças”, que teve a maior expansão, de 8,3%, seguido pelo de “combustíveis e lubrificantes”, que cresceu 7,8%.

Apesar da variação positiva, elas ainda são bem tímidas conforme os economistas, uma média mensal de 0,25% até agora. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a atividade do comércio segue enfrentando desafios.

“O poder de compra dos consumidores permanece impactado pela inflação e pelos juros altos que, embora tenham sido reduzidas, ainda pesam no bolso da população. Além disto, boa parte dos brasileiros encontra-se em situação de inadimplência”, explicou.

A expectativa é de melhora modesta na atividade do comércio físico brasileiro ao longo dos próximos meses do ano.

Compartilhe