Colunas
Você coloca seu coração em risco todos os dias. Mas você, e só você, pode mudar isso!

Você coloca seu coração em risco todos os dias. Mas você, e só você, pode mudar isso!

A adoção de hábitos simples e contínuos, como atividade física regular e alimentação balanceada, traz ganhos à saúde e ao coração

João Arruda - quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 - 16:35

Calma, não estou falando em fazer algo extremo todos os dias. E, claro, há excessões, sim! Mas quero chamar sua atenção para as pequenas atitudes diárias que vão minando sua saúde e que podem impedir você de viver muito mais, ou seja, podem resultar numa morte prematura. E vamos falar a verdade, todo mundo quer viver bastante e viver bem, com saúde.

No Brasil, no ano passado, 214 mil pessoas morreram em decorrência das complicações por diabetes. E só este ano (2022), até o momento em que escrevo esta coluna, o “cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia, já registrou mais de 369 mil mortes por doenças cardiovasculares.

O que assusta é que a maior parte dessas doenças poderiam ser evitadas, justamente, por bons hábitos. Sem falar aqui em acidentes de trânsito, questões de segurança e outras doenças, cujas consequências, nem sempre dependem de nós.

Veja o que diz o Dr. Gustavo Carvalho, Supervisor Médico do Setor de Hemodinâmica do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná:

“Quando falamos da saúde do coração, torna-se ainda mais necessário controlar os fatores de riscos e mudar alguns hábitos de vida e alimentares.

Fatores como hereditariedade podem ser a causa deste problema. Além disso, sedentarismo, tabagismo, má alimentação e o elevado índice de gordura abdominal também influenciam no desenvolvimento da doença.

A boa notícia é que ainda dá tempo de salvar seu coração!

Ao adotar algumas mudanças no estilo de vida e na rotina, é possível viver com mais qualidade nos próximos anos e manter seu coração saudável. A adoção de hábitos simples e contínuos, como atividade física regular, de pelo menos 150 minutos por semana, alimentação balanceada, priorizando alimentos frescos, como frutas, legumes, hortaliças e cereais, evitando os ultraprocessados e a cessação do tabagismo, trazem ganhos à saúde e ao coração”. – Dr. Gustavo Carvalho, Supervisor Médico do Setor de Hemodinâmica do HC

Se ainda dá tempo, o que você está esperando?


João Arruda é bacharel em Ciência da Saúde Integrativa pela Stetson University. Editor e apresentador do videocast Mundo Real. Acompanhe nas redes sociais:

Compartilhe