Colunas
Projeto de lei prevê multas para poluição sonora veicular

Projeto de lei prevê multas para poluição sonora veicular

 Andar ou estacionar veículos com som alto, acima de 85 decibéis, caberá multa pesada ao dono do condutor do..

Pedro Ribeiro - terça-feira, 9 de novembro de 2021 - 09:42

 

Andar ou estacionar veículos com som alto, acima de 85 decibéis, caberá multa pesada ao dono do condutor do carro e do som. É o que prevê projeto de lei do deputado Michele Caputo (PSDB) apresentado na Assembleia Legislativa. Os ruídos sonoros emitidos pelos veículos devem estar de acordo com as normas e condições estabelecidas na proposta apresentada e nas legislações de trânsito e ambientais.

“A Organização Mundial de Saúde aponta que qualquer ruído acima de 85 decibéis é nocivo à saúde. A título de exemplo, uma motocicleta com escapamento adulterado pode chegar a 118 decibéis”, aponta Michele Caputo no projeto protocolado nesta segunda-feira, 8.

As multas previstas vão de quatro unidades fiscais do Estado (R$ 113,19 x 4 = R$ 452,76). Em caso de reincidência – inferior a 12 meses – a multa será cobrada em dobro. A aplicação dos dispositivos prevista na proposta deve adotar as diretrizes e os limites máximos de emissão de ruídos veiculares previstos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente sem prejuízo as disposições contidas do Código de Trânsito Brasileiro.

Danos à saúde

Estarão dispensados da lei proposta as ambulâncias, veículos de segurança pública, veículos militares, veículos com petições devidamente autorizadas, maquinário agrícola e máquinas utilizadas na terraplanagem e pavimentação; além de veículos com som automotivo utilizado para o desempenho de atividades laborais, procissões religiosas, passeatas, manifestações e eventos, todos anteriormente autorizados.

Compartilhe