Colunas
O Poder do Scrum Master (mudanças alinhadas a princípios ágeis)

O Poder do Scrum Master (mudanças alinhadas a princípios ágeis)

Da série: pare, olhe, invista! Por Hildebrando Matheus Pinheiro… a série, que vem causando impacto na sociedade, com profissionais na área financeira… Hoje participação de Pedro Henrique Batista!

Janaina Chiaradia - quinta-feira, 26 de janeiro de 2023 - 12:37

In Loco: transmitindo informações e compartilhando experiências.

Da série: pare, olhe, invista! 

Por Hildebrando Matheus Pinheiro…

Mais uma da série, que vem causando impacto na sociedade, e que, veio da troca de conversas com o profissional na área financeira, Hildebrando Matheus e seus convidados… cada qual na sua área de atuação e com seus estudos… auxiliando a sociedade na arte de saber investir, mesmo em meio a pandemia instaurada.

Vamos aos diálogos da semana, com a participação de:

Pedro Henrique Batista[i]

Pense em um evento no qual você participou e foi muito enriquecedor para sua vida profissional ou pessoal. Para que tudo tenha ocorrido perfeitamente, foi necessário reuniões, planejamento, uma equipe altamente organizada e obviamente um mestre na liderança deste grande projeto. Abordaremos neste artigo o papel do facilitador que está em alta demanda no atual cenário do mercado de trabalho e para os próximos anos, visto que se tornou fundamental nas entregas de projetos, refiro-me ao Scrum Master.

O Scrum é uma prática que permite que as equipes façam mudanças rapidamente quando alinhadas aos princípios ágeis. Algo importante a deixar claro é a diferença entre facilitar e capacitar, que está no cerne do conceito ágil de equipes auto-organizadas e autogerenciadas.

O Scrum Master é responsável por fazer com que todos da equipe entendam como funciona o Scrum e se mantenham em dia e focados, além de auxiliar na resoluções de problemas e afastar tudo aquilo que possa atrapalhar a produtividade dos envolvidos. Por sempre conhecer bem o Scrum, orienta e facilita o trabalho de todos, como se fosse um coach do projeto e um facilitador, que tem por objetivo maior capacidade de criar espaços para construção coletiva de ideias, engajar pessoas e promover debates construtivos, extraindo informações, conhecimento e potencial de um grupo entorno de um objetivo comum ou resultado maior.

Um Scrum Master facilita a equipe de desenvolvimento ágil. Normalmente, todas as manhãs as esquipes tem uma reunião inicial para revisar o progresso e até mesmo reiniciar os projetos. As perguntas que um Scrum Master pode fazer incluem: O que você realizou ontem? O que você vai realizar hoje? E o que pretende fazer amanhã? Algo está impossibilitando o progresso do atual projeto? 

Apesar de o Scrum Master realizar as reuniões, toda equipe é responsável pelo resultado do projeto, ele fornece a equipe permissão para tomarem uma decisão e a encontrar sua própria voz, porém seu papel é o de garantir que a equipe chegue a um consenso sobre o resultado desejado, removendo os obstáculos e ajudando a equipe a manter o foco, apesar de toda a loucura. 

Os facilitadores não devem suprimir o conflito nas discussões da equipe em nome da “harmonia”, porque não apenas a tensão aumentará, mas, o conflito é um mecanismo para descobrir ideias diversas. A facilitação requer atenção plena e adaptabilidade e é uma habilidade que pode ser desenvolvida para ajudar as equipes a se concentrarem em alcançar os resultados desejados, não apenas em muitas técnicas elaboradas. 

As pessoas com maior inteligência emocional percebem naturalmente quando a facilitação é necessária, quando recuar e quando aplicar mais estrutura. Mas atenção plena e boas habilidades de comunicação nem sempre são o suficiente. Os facilitadores ainda devem considerar o quanto de facilitação e que tipo de facilitação será aplicada ao liderar a interação do time Scrum.

O ponto importante para obter êxito nessa função é que um Scrum Master precisa construir credibilidade com a equipe. Isso não acontecerá imediatamente, mas terá que ser conquistado com o tempo. Os Scrum Masters podem ser considerados líderes sábios que envolvem e influenciam as pessoas em todas as organizações. Eles atendem aos negócios e as equipes identificando e eliminando atividades desnecessárias e bloqueadores, otimizando fluxos de trabalhos, adaptando estilos de gerenciamento ou garantido que os processos sejam ajustados para entrega mais eficaz.

Ponderadamente, a palavra liderança quer dizer “sabedoria” e a liderança seja ela qual for, parte de três princípios básicos: a ousadia, a perseverança e a modéstia, que em diferentes condições representam as forças que impulsionam a sabedoria humana. Entender sobre pessoas é um dos maiores segredos da liderança eficaz, e este é o principal desafio a ser desenvolvido pelo Scrum Master, deixando claro para as organizações e para as pessoas que sem liderança, nenhum projeto ou objetivo caminhará bem. 

 


[i] Pedro Henrique Batista, futuro Scrum Master é estudante das certificações Scrum Fundamentals Certified (SFC), Scrum Master Certified (SMC®) e Scrum Developer Certified (SDC ®).

Compartilhe