Colunas
No governo, ninguém fala em reduzir gastos e economizar, questiona Oriovisto

No governo, ninguém fala em reduzir gastos e economizar, questiona Oriovisto

Senador Oriovisto Guimarães critica política econômica do governo Lula e manifesta preocupação com juros alto e inflação.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 26 de abril de 2023 - 10:13

A política econômica brasileira está indo para um caminho ruim, voltando ao passado, com risco de inflação e juros altos. O alerta foi feito nesta terça-feira, 15, pelo senador Oriovisto Guimarães, durante encontro de senadores com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que afirmou não saber quando a taxa de juros vai cair.

Para Guimarães, “ficou claro que quando alguém paga meia-entrada, alguém paga dobrado. Por isso, registrei na sessão plenária meu voto contrário aos novos empréstimos do BNDES, no valor de U$ 1 bi 700 (cerca de R$ 8 bi 550) para evitar mais inflação e aumento de juros”, disse no debate.

O senador criticou a política econômica do governo Lula lembrando que, durante seu primeiro governo – 2003 – as taxas de juros também eram altas, passando de 27% e permanecendo neste patamar durante os quatro anos de mandato.

“Desde que Lula assumiu, não ouvi, em nenhum momento, alguém de seu governo falar em cortar despesas, economizar e privatizar estatais”, questionou Guimarães e filosofou: “A impressão que eu tenho é que o homem que já não existe quer voltar para um lugar que já não existe. O Lula não é mesmo e a conjuntura não é a mesma. O país não é o mesmo de 20 anos atrás”, referindo-se ao atraso na questão da política econômica brasileira.

Compartilhe