Colunas
Let’s dance!

Let’s dance!

Além de promover a interação social, praticar dança com regularidade é uma ótima maneira de melhorar o condicionamento físico e a disposição

João Arruda - quinta-feira, 29 de junho de 2023 - 16:00

A frase pode ser batida, mas quando a gente escuta, já dá aquela vontade de aumentar o som e sair dançando, fala a verdade!

No ano passado, durante a gravação de um episódio do podcast Mundo Real, nossa convidada, Cassiana Pizzaria, contou que aprendeu a dançar – nada mais nada menos do que Tango – em plena recidiva de um câncer bem grave! Nossa, fiquei muito surpreso e pensei, e eu que planejo, planejo aprender a dançar e nunca dou o “primeiro passo”.

Hoje, decidi pesquisar sobre os benefícios da dança de salão. Encontrei diversos!!! Dá pra se exercitar e se divertir muito, dançando!

Além de promover a interação social, praticar dança de salão com regularidade é uma ótima maneira de melhorar o condicionamento físico e a disposição; fortalecer os músculos e o esqueleto; melhorar a postura; trabalhar o equilíbrio e, ainda, praticar um excelente exercício cardiovascular.

E como chama a atenção, né? É gostoso demais ver alguém deslizando sob o salão ao som dos mais variados ritmos. Imagino que dançar de verdade seja ainda mais prazeroso.

De acordo com uma reportagem que li, num jornal online lá do Pará, foi nos anos 90 que a procura pela dança, como atividade física, começou a se intensificar. Fiquei imaginando que deve ter ainda muito mercado para esta atividade. Afinal, quem já não quis fazer bonito numa festa de 15 anos na adolescência, ou morreu de vergonha por tropeçar nos pés da namorada na formatura, ou pior, da noiva, no dia do casamento?!

A boa notícia é que hoje podemos contar até com professoras particulares de dança. Elas ou eles, inclusive, montam coreografias para noivos e noivas brilharem ainda mais durante o casório. Mas acredito que o mais divertido seja irmos a uma escola e aprender junto com outros casais.

Enfim, estou escrevendo tudo isso pra contar que estamos pensando em levar este tema ao Mundo Real Cast e também que, a vontade de aprender a dançar, só aumenta!

E você? Assim como eu é um “pé duro” ou é um pé de valsa”? Conta aqui nos comentários e não esqueça de deixar sua  sugestões de temas e opinião sobre nossa coluna!


João Arruda é bacharel em Ciência da Saúde Integrativa pela Stetson University. Editor e apresentador do videocast Mundo Real. Acompanhe nas redes sociais:

Compartilhe