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Leilão do pedágio no Paraná deverá ser decepcionante e não ter concorrentes

Leilão do pedágio no Paraná deverá ser decepcionante e não ter concorrentes

O quadro é sombrio e o Paraná poderá ter sua concessão rodoviária frustrada e sua malha rodoviária ainda mais desgastada e perigosa

Pedro Ribeiro - sexta-feira, 4 de agosto de 2023 - 16:40

Por mais que tenha sido debatido entre os governos federal e estadual, além das centenas de discussões com a sociedade civil, o pedágio no Paraná continua sendo um bicho de sete cabeças e uma grande incógnita. Impotência e frustração para empresários que pretendiam participar dos leilões dos lotes 1 e 2 da nova concessão.

Brotado nos corredores de Brasília e nos cantos escuros do Palácio Iguaçu, a concessão rodoviária no Paraná, cujos lotes – 1 e 2 – têm leilões programados para o final deste mês de agosto e início de setembro, corre o risco de não ter empresas participantes e desandar ainda mais a velha e desgastada malha viária paranaense.

O quadro é sombrio, principalmente quando se trata da exigência de R$ 861 milhões de Patrimônio Líquido (PL) – somente no Lote 2 – para empresas participantes, o que pode inviabilizar o negócio, mesmo montando consórcios, comenta um empresário que pretendia participar do leilão e hoje já considera um risco muito alto.

A exigência de um Patrimônio Líquido dessa magnitude, provavelmente só permitirá a participação de grandes grupos econômicos (leia-se grandes empreiteiras), eliminando que empresas de médio porte possam se candidatar ao certame.

É preciso lembrar que, mesmo não implicadas na Lava Jato, as empresas paranaenses, quase todas de médio porte, tiveram grandes dificuldades nestes últimos anos. Provavelmente teremos apenas a participação de empresas nacionais de grande porte e grupos internacionais interessados no pedágio paranaense.

Com o lavajatismo que caiu como uma guilhotina na cabeça de muitas empresas que sequer tinham problemas judiciais, mas foram “escolhidas” no processo de disseminação do ódio, houve uma grande descapitalização patrimonial, o que as impedem de participar deste processo de concessão rodoviária.

NOVA CONCESSÃO DAS RODOVIAS: LOTE 01

O lote 1 engloba: BR-277/373/376/476/PR e PR-418/423/427 (Arquivo/Geraldo Bubniak/AEN)
  • Prazo: 30 anos
  • Extensão: 473,01 km 
  • Tráfego: VEQdiário: 5,8 mil (média)
  • Investimento previsto (Capex): R$ 7,9 bi  
  • Custos operacionais previstos (Opex): R$ 5,2 bi
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): 8,47%
  • Tarifa/100km: pista simples: R$10,67/km | pista dupla: R$14,94/km (data base: out/21)

O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

Segundo o Governo do Paraná, “entre as obras incluídas no pacote deste trecho, está a duplicação completa de um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica Prudentópolis; duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; e faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba”.

NOVA CONCESSÃO DAS RODOVIAS: LOTE 02

O lote 2 engloba: BR-153/277/369/PR e PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855 (Arquivo/Rodrigo Felix Leal/SEIL)
  • Prazo: 30 anos
  • Extensão: 604,16 km 
  • Tráfego: VEQdiário: 5,8 mil (média)
  • Investimento previsto (Capex): R$ 10,8 bi
  • Custos operacionais previstos (Opex): R$ 6,5 bi
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): 8,47%
  • Tarifa: pista simples: R$11,92/km | pista dupla: R$16,69/km (data base: out/21)

O Lote 2 terá sete praças de pedágio: São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).

Segundo o Governo do Paraná, “entre as principais obras estão faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu; e duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná”.

PREVISÃO DO LEILÃO

LOTE 01

  • Leilão do projeto: 25/08/2023
  • Assinatura do contrato: 29/12/2023

LOTE 02

  • Leilão do projeto: 29/09/2023
  • Assinatura do contrato: 26/01/2024

Os leilões serão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

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