Daiana Allessi
Ressignificar sobre todas e cada uma de nósImagem: Dilton Vaz | 5AM DIgi

Ressignificar é o ato de dar novo sentido, valor, forma ou função a algo, com intuito de superar padrões estabelecidos pela tradição ou experiência de um grupo social. Novo ano, recomeços e a oportunidade de se valorizar e valorizar aos outros.

Reiniciamos um ciclo, um novo mês e acima de tudo adquirimos oportunidades de fazer diferente. E o fazer diferente às vezes nem é tão diferente assim, é a mesma rotina, mas, ressignificada com toques de gratidão e sorriso. É enxergar cada dia como único e deixar de lado o egocentrismo para assumir uma postura mais eucêntrica. Explico.

A pessoa egocêntrica tem suas bases fixadas no ego, sua identificação com o mundo e com os outros é baseada com seus pensamentos e com o que acha certo e errado. Egocêntricos usam a personalidade que criaram para medir comportamentos, sentimentos e atitudes. Normalmente são pessoas que seguem dogmas, regras sociais e morais sem questionamentos, sem empatia e sem vontades autônomas. E convenhamos que passar a vida sem perspectivas plurais e sem desejos é muito desperdício!

Em compensação, a pessoa que assume a postura eucêntrica, diferentemente do que o nome possa transmitir, não se pauta pelo egoísmo, é alguém que se ama a tal ponto que se permite amar os outros e viver sua vida sem julgar. São seres livres e cheios de vontades e sonhos que não se rendem ao comportamento alheio seja para imitar ou julgar. Amam-se tanto que reconhecem seu valor e o do próximo.

O egocentrismo é sentimento da passividade aliado com soberba. O “eucentrar” é atitude, coragem para quebrar paradigmas e sair da inércia de apenas olhar para dentro de si e de seus juízos arbitrários para entender que só se vive uma vez e que cada um tem o direito de moldar sua história.

Ressignificar esse conceito de uma postura empática e plural, sem conotações religiosas, midiáticas ou de semântica é oportunizar que você valorize sua vida e a das outras pessoas. É partir de uma concepção que pode parecer pedante, para uma atitude de autoconhecimento e cuidado consigo mesmo e com os outros. É não arrastar correntes invisíveis e, ao mesmo tempo, libertar as outras pessoas do peso do desamor gratuito e do estranhamento baseado unicamente nas suas ideias.

É sobre se amar e amar aos outros, lembrar que somos irrepetíveis, potentes e temos a oportunidade de ressignificar a vida todos os dias!

[1] Significado de acordo com a Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www2.academia.org.br/nossa-lingua/nova-palavra/ressignificar Acesso em: 01.fev. 2024.

E para finalizar esse texto de positividade para esse 2024 que está apenas começando, transcreverei um texto que li e ouvi na internet, na página @lanacasinhaoficial composto por uma beleza incrível, que espero toque profundamente o íntimo do seu coração. E embora seja escrito no feminino, esse mantra serve para os homens também, pois gente feliz transforma a sociedade, diminui a violência e favorece a vida plena de todos e todas.