In Loco: Novas tendências do direito
Curitiba: cidade amiga dos idosos e os estudos da saúde para cuidados e boas práticas

Curitiba: cidade amiga dos idosos e os estudos da saúde para cuidados e boas práticas

No dia 24/01/2024, no hospital Zilda Arns (referência nos cuidados com os idosos), a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, iniciou o curso de cuidador de idosos. A cidade de Curitiba é reconhecida como Cidade Amiga do Idoso. “O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é uma das unidades da […]

Janaina Chiaradia - terça-feira, 30 de janeiro de 2024 - 09:51

No dia 24/01/2024, no hospital Zilda Arns (referência nos cuidados com os idosos), a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, iniciou o curso de cuidador de idosos. A cidade de Curitiba é reconhecida como Cidade Amiga do Idoso.

“O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é uma das unidades da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba – FEAS. Inaugurado em 29 de março de 2012. Esta inserido na Rede de Atenção a Saúde do Município de Curitiba, focando sua atuação nas áreas de baixa e média complexidade; ambulatorial, hospitalar e domiciliar em conjunto com o Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, este também administrado pela FEAS.”O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é uma das unidades da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba – FEAS. Inaugurado em 29 de março de 2012. Esta inserido na Rede de Atenção a Saúde do Município de Curitiba, focando sua atuação nas áreas de baixa e média complexidade; ambulatorial, hospitalar e domiciliar em conjunto com o Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, este também administrado pela FEAS.

O hospital mantém com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS contrato de gestão que contribui para o aperfeiçoamento dos processos de gestão hospitalar (administrativa e assistencial), assim como para os processos de gestão do SUS, de modo a maximizar os recursos em benefício da população, na garantia da segurança e a qualidade do cuidado com a finalidade de reduzir riscos aos pacientes e profissionais.

Oferta ao Sistema Único de Saúde de Curitiba 134 leitos; 22 leitos no Centro de Terapia Intensiva, 6 leitos na Observação, 3 leitos na Emergência e 103 leitos nas Unidades de Internação.

Os pacientes a serem internados no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, devem ser referenciados pelas Unidades Básica de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, conforme perfil clínico do paciente e fluxo da Central Municipal de Leitos de Curitiba.

O gerenciamento dos leitos do hospital é realizado por meio do Núcleo Interno de Regulação, incluindo a hospitalização e gestão clínica das altas.

A clínica ampliada e a gestão da clínica são a base do cuidado, com a atuação de equipes multiprofissionais de referência, com a horizontalização do cuidado, fortalecendo as tomadas de decisões e o vínculo entre as equipes assistenciais, o usuário e seus familiares, com a garantia de visitas e presença do acompanhante conforme legislação.

O hospital é 100% SUS, especializado no atendimento a idosos, tem como meta se tornar referência nacional na atenção à saúde do idoso, valorizando a qualidade e segurança do paciente de forma humanizada”. Fonte: (https://feas.curitiba.pr.gov.br/unidadesdenegocio/hospital-do-idoso.html)

“A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quarta-feira (24/1) o curso de cuidador de idosos. A primeira turma tem 30 alunos. As aulas serão em formato híbrido (online e presencial), duas vezes por semana, à noite.

Curitiba é reconhecida como Cidade Amiga do Idoso. O título foi concedido à capital paranaense pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2023, como lembrou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

“Este curso integra um conjunto de ações da Prefeitura de Curitiba voltadas aos idosos”, disse a secretária.

Durante a aula inaugural do curso, a secretária reforçou a importância do cuidado para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Segundo ela, pessoas capacitadas para isso podem evitar ou prevenir agravos à saúde deles.

Conteúdo

As aulas do curso reforçam orientações e cuidados com ênfase na nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros, com foco em habilidades práticas.

Haverá aulas com geriatra, nutricionista e profissionais especializados em saúde do idoso, além de visitas técnicas e aulas com simuladores (bonecos usados para treinamento de profissionais de saúde).

“Era uma demanda da comunidade”, observou o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.

O treinamento é voltado a ações de cuidados e de conforto do idoso (pessoas que necessitam de auxílio para realizar as tarefas do dia a dia, como tomar banho, ir ao supermercado, se vestir ou se alimentar).

“A capacitação vai permitir a melhoria do cuidado familiar e até a atuação profissional como cuidador de idosos”, afirmou a coordenadora do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Feas, Gabriela Brandt.

Cecadeh

O Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da fundação foi criado em 2019. Já realizou 1.688 treinamentos, média de 140 por mês, com a participação de mais de 27 mil profissionais de saúde.

Feas

Com mais de 4 mil funcionários, a Feas é um órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Administra 29 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso e o programa de atenção domiciliar Saúde em Casa.

Sua estrutura inclui o Centro Médico Comunitário Bairro Novo; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC; a Central Saúde Já Curitiba; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros equipamentos públicos.

Presenças

A aula inaugural do curso também contou com a presença do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; do diretor-executivo do Hospital Municipal do Idoso, Peterson de Souza; da diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Santos; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adílson Tremura; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Roberta Pivatto; do representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Clovis Cechinel; profissionais de saúde e alunos do curso.”. Fonte: (https://saude.curitiba.pr.gov.br/noticias/23-noticias-principal/2650-saude-inicia-curso-de-cuidador-de-idosos-em-curitiba-com-foco-em-boas-praticas.html)

Compartilhe