Colunas
Brasileiros estão com medo de violência no segundo turno

Brasileiros estão com medo de violência no segundo turno

63% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha disseram estar com medo de violência nas eleições do segundo turno entre Lula e Bolsonaro

Pedro Ribeiro - domingo, 9 de outubro de 2022 - 16:15

Segundo relatório do Datafolha, realizado com a primeira pesquisa de intenção de votos no segundo turno, 63% dos eleitores têm medo de atos de violência até o final da disputa, em 30 de outubro. Desses, uma a cada três, (34%) respondeu ter “muito medo”. Outros 29% têm “um pouco de medo” e 35% relataram não ter medo de atos de violência. Apenas 1% preferiu não opinar.

Entre os eleitores que responderam a pesquisa, índices maiores de temor por violência política foram aferidos entre eleitores do petista Luiz Inácio Lula da Silva (43% têm muito medo) e entre mulheres (também 43%). Entre homens, 24% responderam que têm muito medo. Entre eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 23% deram essa resposta.

Entre os lulistas, 29% responderam que não têm medo. Entre os bolsonaristas, são 45% sem medo de violência política.

O maior índice de medo de violência política foi aferido pelo Datafolha entre eleitores do Nordeste (41%). Em seguida vem o Centro-Oeste, onde 38% responderam que têm medo. No Sudeste, o índice foi de 33%; no Norte de 27% e nos estados do Sul, de 26%.

Moradores de capitais e regiões metropolitanas relataram mais sentimento de medo (38%) do que eleitores de cidades do interior (31%).

O Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios, num levantamento contratado pela Folha e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022. (Datafolha e Metropoles).

 

Compartilhe