Colunas
A concorrida Prefeitura de Curitiba e o dito “empate técnico”
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

A concorrida Prefeitura de Curitiba e o dito “empate técnico”

Pelas pesquisas e bastidores, Curitiba terá quatro prefeitos

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 8 de maio de 2024 - 09:08

Enquanto o vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), segue seu caminho em visita a bairros e entidades da sociedade civil curitibana, acreditando na sua vitória, o ex-governador e deputado federal, Beto Richa (PSDB), também está confiante na evolução de sua campanha, segundo revelou a amigos. Já o deputado estadual, Ney Leprevost (UB), aposta que vai para o segundo turno, o mesmo acontecendo com o deputado federal, Luciano Ducci (PSB). Diante deste quadro, onde os candidatos estariam tecnicamente empatados nas pesquisas, a expectativa agora é o próximo levantamento, da Futura, que está no forno e deverá ser divulgado nos próximos dias. Como o deputado cassado, Deltan Dallagnol (NOVO), abandonou a corrida, a surpresa, agora, é o ex-governador Roberto Requião que deverá ser candidato ao executivo municipal. Nos bastidores desta jornada, estão os articuladores que tentam fazer alianças. O prefeito Rafael Greca (PSD), que apoia Pimentel, tenta se aproximar de Ney Leprevost, seu ex-concorrente na eleição passada. Beto Richa e Requião estiveram conversando na semana passada, o mesmo acontecendo com Dallagnol que participou de reunião com Ratinho Junior e João Ortega, chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Teremos, portando, alguns meses tensos pela frente.

Mata Atlântica chega ao interior do Estado

Semana passada, quando das comemorações dos 70 anos da cidade de Alto Paraná, estivemos para região para lançar o livro Marta Atlântica, Desafios e Esperanças no Paraná. Acompanhado do jornalista Hernani Vieira, cumprimos uma agenda que começou por Marialva, onde doamos exemplares à bibliotecas e outras instituições de propagação cultural e ambiental.

O livro “Mata Atlântica – Desafios e Esperanças no Paraná”  tinha sido lançado em 21 de março, em Curitiba. Em suas 300 páginas, com rico material fotográfico e jornalístico, a obra retrata a exuberância do bioma, além da vida marinha, o potencial turístico do litoral norte e o cotidiano das comunidades caiçaras, que tem a pesca como principal atividade de subsistência.

De passagem por Marialva, a Capital da Uva Fina, a entrega de exemplares autografados ao advogado Carlos Belasque e ao empresário Helio Sigaki, presidente da Acimar (Associação Comercial e Industrial de Marialva).  Belasque também foi o portador de exemplar direcionado à Grande e Benfeitora Loja Simbólica Ciência e Justiça de Marialva.

As visitas e divulgação do livro ainda ocorreram em Maringá, Paranavaí e ainda Alto Paraná, onde houve cerimônia especial de lançamento associado à passagem do 70° aniversário da cidade. Na oportunidade, fizemos a entrega de projeto de autoria do renomado arquiteto Luís Bacoccini e do paisagista Takeda, para revitalização da Praça Souza Naves, a principal da cidade e negligenciada na última gestão administrativa da cidade.

Ainda houve a exibição de um vídeo especial sobre a história da cidade, com destaque final de associação do projeto ao logradouro, e o lançamento de outro livro, “O Sumiço das Vogais”, obra de autoria da professora Terezinha De Nadai e que é voltada à alfabetização.

O encontro, realizado na noite de sexta-feira (3), contou com a presença de lideranças culturais, empresariais e políticas da região, dentre elas o deputado federal Tião Medeiros, representante da região, os vereadores Felipe Mulatti de Oliveira, Izabel Pirani e Rogerio Weise, o ex-parlamentar Dr. Everton Roncaglio, aclamado na ocasião como pré-candidato à prefeito nas próximas eleições, e o vereador de Paranavaí e deputado estadual suplente Doutor Leônidas.

Para fechar o evento, aos presentes foi servido um Barreado do Litoral, um dos principais símbolos da gastronomia paranaense. O próprio jornalista Pedro Ribeiro foi o responsável pelo preparo do prato típico e que já está registrado na modalidade de Indicação de Procedência (IP).

Compartilhe