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Deputado Marchese denuncia gastos com mídia em Maringá

Deputado Marchese denuncia gastos com mídia em Maringá

 Ao afirmar que não dobrará os joelhos, mesmo sabendo que terá um custo político muito alto, o deputado esta..

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 - 15:00

 

Ao afirmar que não dobrará os joelhos, mesmo sabendo que terá um custo político muito alto, o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Maringá, Homero Marchese, disse que seguirá trilhando seu caminho na defesa dos interesses da cidade e de sua gente. Em entrevista ao Paraná Portal, sustentou que combaterá, com o auxílio do rigor da lei, a estratégia que o atual prefeito, Ulisses Maia, vem comandando na tentativa de desestabilizá-lo politicamente.

“Meu legado é a credibilidade com que os eleitores depositaram em minha pessoa e me elegeram como o vereador mais votado e o deputado mais votado na cidade. Isso não tem preço”, pontuou.

Marchese usou as redes sociais para falar sobre a relação entre o prefeito Ulisses Maia e Agnaldo Vieira, comentarista da Jovem Pan Maringá e diretor de comunicação da prefeitura. “Parece absolutamente descabido que a mesma pessoa ocupe as duas posições, especialmente porque ele é responsável pela pasta que distribui recursos de publicidade pra veículos da cidade”, disse

O deputado também  disse que o prefeito Ulisses Maia vem fazendo uma “péssima gestão no município que sua preocupação maior é com perfumaria, ou seja, enfeitar a cidade, enquanto áreas como a saúde está um caos, onde o combate à Dengue está a desejar e não entregou as creches prometidas”.

Em referência às acusações de Marchese contra o diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Aguinaldo Vieira disse ao Paraná Portal que a distribuição de verbas da Prefeitura Municipal é feita através de mídia técnica, desenhada pela agência vencedora da licitação, a Única Propaganda. “Nós apenas pedimos à agência para que insira, na mídia, sites, portais e blogues, que nos dão rapidez em nossas necessidades de comunicação com a população”.

GASTOS EM PUBLICIDADE

A Prefeitura de Maringá gastou, nos últimos seis meses, aproximadamente R$ 4,9 milhões em publicidade do município. A verba foi utilizada em campanhas referentes à entrega da avenida Carlos Borges, Dia da Independência, Maringá Encantada, entre outras. Devido a impasses jurídicos, a prefeitura teve essa verba liberada apenas no segundo semestre do ano passado, após ter de refazer todo processo licitatório, que começou em 2017

Em maio do ano passado, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) recebeu um Pedido Cautelar, emitido pela Sol Propaganda LTDA, contra o prefeito Ulisses Maia (PDT), Douglas Galvão Vilardo, Agnaldo Rodrigues Vieira e Nadir de Lima, questionando a legitimidade do processo licitatório nº 1582/2018 – referente a licitação de contratação de agência de publicidade, cujo valor total é R$ 9 milhões.

Segundo a ação impetrada pela Sol Propaganda, a agência vencedora do certame – ÚNICA Propaganda LTDA – desrespeitou o edital de licitação, utilizando como uma base uma tabela errada da rádio Jovem Pan. Enquanto as demais agências utilizaram valores referente a setembro de 2017, a atual agência utilizou a vigência de 2018.

“No caso da Rádio Jovem Pan, a licitante ÚNICA utilizou uma tabela que só foi publicada em Setembro/2018, em vez da tabela datada em Setembro/2017, que ainda estava vigente em Agosto/2018 (corretamente utilizada por todas as outras licitantes). Nesse sentido, a situação envolvendo a Jovem Pan acabou sendo a maior afronta ao Edital: não haveria como escapar do fato de que a tabela estava errada, inclusive no seu período de vigência”, aponta um dos trechos do processo.

A Jovem Pan emitiu dois documentos. O primeiro, assinado pelo gerente comercial da rádio – Paulo Silva -, dizia que a tabela correta de preços para o período de licitação era a referente a setembro de 2017. Pouco mais de um ano após a assinatura desse documento o diretor presidente da Rádio Jovem Pan emitiu outra declaração, desmentindo a primeira.

“Sobre o envio de preços de tabelas divergentes, esclarecemos que tanto a tabela enviada, como a tabela de Agosto/2018, por questões isonômicas, tem a vigência aceita a partir de Agosto/2018, sendo admitidas como verdadeiras por esta emissora”, diz o documento.

Os valores, entretanto, registrados pela primeira declaração, têm uma variação de 8,62% por inserção. Os valores para inserção rotativa de 30 segundos na rádio, no período Setembro/2017, eram de R$ 58, enquanto o valor para a tabela Setembro/2018 era de R$ 63 por inserção. O edital publicado pela prefeitura de Maringá destaca que qualquer valor em desconformidade com as tabelas de preços de emissoras acarretaria desclassificação.

Mesmo com a ação impetrada pela Sol Propaganda LTDA., a ÚNICA Propaganda foi contratada pela prefeitura e já confeccionou uma série de campanhas, tais como “Refis 2019”, “7 de Setembro”, “Trânsito” e “Obras” do Município. O valor recebido até o presente momento pela Jovem Pan, foi de R$ 32.373,95 através do CNPJ 20.750.710/0001-46, da MR Ferreira ME.

Embora a principal atividade econômica desse CNPJ seja “Loja de variedades, exceto lojas de departamento ou magazines”, consta também a atividade secundária de “atividade de rádio”. Uma segunda empresa, a Lupersil Comunicações LTDA. (inscrição 22.058.385/0001-80) recebeu mais R$ 103.447,60. No relatório da Prefeitura de Maringá, o repasse que consta é para a emissora Rede TV!/ RCC TV Catedral, que só tem alcance via TV à cabo.

No site oficial do Grupo Catedral de Comunicação, as emissoras – de Rádio e TV – que estão no guarda-chuva da Lupersil são: Jovem Pan Maringá, Jovem Pan Foz, Rede TV! Maringá e Rádio Catedral FM. A atividade econômica da Lupersil é “Atividade de Rádio”. Recentemente, inclusive, em depoimento no Tribunal de Justiça do Paraná, Marcelo Reis Ferreira – responsável pela MR Ferreira ME e Diretor Financeiro da Jovem Pan -,  afirmou que a rádio está inscrita no CNPJ  80.929.532/0001-47, com o nome fantasia Rádio Cultura Astorga LTDA. Não houve, entretanto, nenhum repasse da prefeitura para essa empresa.

LICITAÇÃO

A comissão de licitação do certame da publicidade foi composta por Douglas Galvão Vilardo, Agnaldo Rodrigues Vieira e nadir de Lima. O edital foi publicado no dia 28 de agosto de 2018 e tinha como intuito contratar uma empresa de publicidade pelo valor de R$ 9 milhões, em serviços de contratação de mídias e de produtores de conteúdo audiovisual.

Além de membro da comissão, Agnaldo Vieira é diretor de comunicação da prefeitura de Maringá, colunista diário da rádio Jovem Pan, onde é remunerado como articulista político. O comunicador exerce também a função de diretor do Site Manchete, conforme expõe em suas redes sociais.

No relatório da prefeitura de Maringá, tanto o site Maringá Manchete, quanto o site A Folha Maringá, respondem ao nome fantasia A.A. de Oliveira Agência Mark. Propaganda ME. Os empregadores do comissionado – Jovem Pan/ Lupercil e Site Manchete/A Folha -, portanto, receberam respectivamente R$ 135.821,55 e ao menos R$ 12 mil. (Pedro Ribeiro com Victor Duarte).

O diretor de comunicação social da Prefeitura de Maringá, Agnaldo Vieira, explica que a “Sol questionou a Jovem Pan e a TV Maringá pela tabela que não estaria vigente”.

A reportagem tentou falar com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que não atendeu as ligações por estar em trânsito, em Brasília.

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