Geral
Saiba quais as regras para entrar no Brasil durante a pandemia

Saiba quais as regras para entrar no Brasil durante a pandemia

Os viajantes internacionais têm novas regras para entrar no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Desde janeiro, novas ..

Agência Brasil - segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021 - 16:13

Os viajantes internacionais têm novas regras para entrar no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Desde janeiro, novas medidas foram adotadas pelo governo federal para a chegada ao país em deslocamentos aéreos, após o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para viajar, as pessoas acima de 12 anos devem apresentar o teste RT-PCR com resultado negativo/não reagente e preencher uma declaração de saúde do viajante. Tanto o exame quanto o formulário devem ser preenchidos 72 horas antes do embarque e apresentar para a companhia aérea no momento da realização do check-in. Crianças entre 2 e 12 anos que forem viajar desacompanhadas também devem realizar o teste para Covid-19.

Após a descoberta de novas variantes do coronavírus, voos do Reino Unido e da África do Sul estão proibidos de desembarcar no Brasil. Nestes casos, só podem entrar no país estrangeiros cônjuges, companheiros, filhos, pais ou curadores de brasileiros e portadores de Registro Nacional Migratório. Os brasileiros que tenham estado nesses lugares duas semanas antes do embarque devem apresentar o teste RT-PCR negativo/não reagente e cumprir isolamento de 14 dias após o desembarque.

Tripulantes de aeronaves com destino ao Brasil não precisam apresentar o teste, porém devem cumprir protocolos de isolamento adotados pelos governos locais, distanciamento social e procurar auxílio médico em caso de necessidade de tratamento da Covid-19, além de comunicar o fato ao operador aéreo.

Clique aqui para acessar o formulário de declaração de saúde do viajante.

Compartilhe