Esportes
Athletiba: com gol no fim, Athletico bate o Coritiba pelo Brasileiro

Athletiba: com gol no fim, Athletico bate o Coritiba pelo Brasileiro

O Furacão balançou as redes outras duas vezes, ainda no primeiro tempo, mas ambos os gols foram anulados pela arbitragem com o auxílio do VAR.

Rafael Nascimento - domingo, 16 de outubro de 2022 - 21:08

O Athletico venceu o clássico Athletiba contra o Coritiba por 1 a 0, na noite deste domingo (16), na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida ocorreu com presença de torcida única, como medida para diminuir a violência entre as torcidas. Apesar disso, brigas com paus e pedras entre uniformizados foram registradas em diferentes pontos da Capital, antes da bola rolar.

Em campo, o gol do jogo foi anotado pelo volante Alex Santana, aos 44 do segundo tempo. O Furacão balançou as redes outras duas vezes, ainda no primeiro tempo, mas ambos os gols foram anulados pela arbitragem com o auxílio do VAR.

Os três pontos no clássico dão moral para o Athletico na sequência da temporada. No Brasileirão, o time do técnico Luiz Felipe Scolari permanece no G6, agora com 51 pontos. A vitória também amplia a invencibilidade em casa para 15 jogos, com sete vitórias e oito empates. 

Vale lembrar que a equipe se prepara para a final da Copa Libertadores, no próximo dia 29, contra o Flamengo.

O Alviverde, por sua vez, mantém a 15ª colocação, com 34 pontos – três pontos de vantagem para o Cuiabá, time que abre a zona de rebaixamento-, mas segue perigosamente ameaçado pelo descenso. 

O Coxa também segue como o único time que ainda não venceu fora de casa no Brasileirão.

O próximo compromisso do Coritiba será na quinta-feira (20), contra o São Paulo, no Morumbi, em partida atrasada do Brasileirão. Já o Athletico volta a campo no próximo sábado (22), também fora de casa, quando visita o Bragantino, às 16h30, no interior paulista. 

Athletico balança as redes três vezes, mas VAR anula dois gols

A primeira boa oportunidade do jogo foi do Coritiba. Logo no minuto inicial, Fabrício Daniel recebeu na entrada na área e bateu cruzado, levando perigo para o goleiro Bento. Jogando em casa e com torcida única, o Athletico não demorou para responder, e pressionou com Vitinho e Abner, aos 4.

O Furacão emplacou outra boa oportunidade aos 14 minutos, com Pablo. O atacante recebeu pelo lado direito e cortou a marcação alviverde, mas escorregou antes de conseguir o arremate.

O Coritiba apresentava dificuldades na saída de jogo e nas raras investidas ofensivas priorizava chutes de longa distância, mas sem direção ao gol. A principal chance do Alviverde veio aos 28 minutos, após cobrança fechada de escanteio de Boschilia e que acertou o travessão de Bento.

O Athletico balançou as redes aos 32, com Vitinho, mas o gol foi anulado por impedimento com o auxílio do assistente de vídeo (VAR). Com maior volume de jogo, o time rubro-negro encurralou o adversário na reta final do primeiro tempo, e anotou outro gol, aos 46 – desta vez contra do zagueiro Chancellor, após cruzamento de Terans -, mas novamente o VAR assinalou impedimento no lance.

VAR entrou em ação e anulou dois gols do Athletico por impedimento. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

As equipes voltaram do intervalo sem alterações, mas o jogo ganhou em qualidade na etapa final. O zagueiro athleticano Pedro Henrique levou perigo de cabeça, após cobrança de escanteio, e por pouco não abriu o placar. Alef Manga, pelo lado alviverde, levou perigo em rápido contra-ataque, aos 12, mas errou o arremate.

Cuello arriscou da entrada da área aos 26, mas o goleiro Gabriel se esticou e salvou o Coritiba. Do outro lado, Bento fez grande defesa após cobrança de falta de Bruno Gomes e bate-rebate, aos 32 minutos.

O jogo permaneceu aberto até os minutos finais, com ambas as equipes buscando o gol. Cuello invadiu a área e chutou forte no canto direito de Gabriel, mas o goleiro operou um milagre.

Quando a partida parecia se encaminhar para o empate sem gols Alex Santana anotou o gol do jogo. O volante ganhou da marcação, aos 44, e bateu firme da entrada da área, sem chances para o goleiro Gabriel.

Compartilhe