Economia
Imóveis residenciais têm maior alta dos últimos oito anos, em Curitiba

Imóveis residenciais têm maior alta dos últimos oito anos, em Curitiba

Os imóveis residenciais de Curitiba tiveram alta acima da inflação em dezembro de 2021. É isso que aponta o levantamento..

BandNews FM Curitiba - quarta-feira, 5 de janeiro de 2022 - 11:43

Os imóveis residenciais de Curitiba tiveram alta acima da inflação em dezembro de 2021. É isso que aponta o levantamento do Índice FipeZap, que acompanha o comportamento do preço médio de vendas de imóveis em 50 cidades brasileiras.

Em nível nacional, a alta foi de 0,48%, mas em Curitiba, chegou a 1,25%. No acumulado do ano, o índice atinge o patamar de 5,29%, maior avanço registrado desde o ano de 2014. A informação é da BandNews Curitiba.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI-PR), Luiz Celso Castegnaro, a valorização está ligada à pandemia. Ele comenta que os imóveis se apresentam como opções de investimento seguro.

“Com o advento da pandemia, muita gente está procurando um mercado seguro pra fazer essas aplicações e o mercado imobiliário, sem sombra de dúvidas, é o mercado mais seguro hoje. Houve assim um olhar diferente pro mercado imobiliário”, disse Castegnaro.

O preço médio do metro quadrado na capital paranaense chega aos R$ 7 mil 518,00. O bairro mais caro é o Batel, onde o metro quadrado ultrapassa os dez mil reais. Em seguida, estão os bairros Juvevê, Ahú e Cabral, todos a partir de nove mil reais.

Segundo o presidente, paralelamente à busca, as grandes construtoras se estabeleceram em Curitiba, nos últimos anos.

“A alta é geral em todas as capitais. Só que nós temos um mercado diferenciado porque as grandes construtoras começaram nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e depois pela falta de terrenos dessas capitais, como elas são grandes empresa, elas vibraram mais pro sul, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e isso fez de dez anos pra cá nosso metro quadrado subisse”, explicou.

Curitiba e outras 16 cidades tiveram resultado acima da inflação no período. As principais altas foram no litoral de Santa Catarina, nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

Compartilhe