Geral
Inspeção do MP na Prefeitura de Jandaia do Sul causa exoneração de 30 servidores

Inspeção do MP na Prefeitura de Jandaia do Sul causa exoneração de 30 servidores

A ação tinha por objetivo apurar possíveis fraudes nas contratações de pessoal relacionadas ao programa Frente de Trabalho e Proteção Social.

TV Maringá - terça-feira, 25 de outubro de 2022 - 18:46

Uma inspeção feita na sede da Prefeitura de Jandaia do Sul (a 45 quilômetros de Maringá) pelo Ministério Público (MP) resultou na exoneração de 30 servidores contratados irregularmente. A ação tinha por objetivo apurar possíveis fraudes nas contratações de pessoal relacionadas ao programa Frente de Trabalho e Proteção Social.

O programa foi criado por lei municipal – que, no entender da Promotoria de Justiça, é inconstitucional – e tem resultado na contratação de pessoal sem concurso público, para funções específicas de servidores efetivos. Ainda segundo o MP, o programa apresenta indícios de “locupletamento econômico indevido de agentes públicos, parentes de agentes públicos e pessoas que não se enquadram nos requisitos do programa”.

Paralelamente à inspeção, o MPPR emitiu recomendação administrativa para que o Município: promova o levantamento de todos os servidores contratados temporariamente pelo programa, informando de forma detalhada a função; abstenha-se de promover novas adesões pelo programa, tendo em vista a inconstitucionalidade da Lei Municipal 3.411/2022, que o instituiu; e promova o imediato desligamento de todos os contratados por meio da Frente de Trabalho e Proteção Social que não estejam desempenhando funções que se enquadrem nas hipóteses previstas na própria lei que instituiu o programa.

A prefeitura de Jandaia não se pronunciou oficialmente sobre a inspeção.

Compartilhe