Geral
Aeroporto de Maringá registra terceiro maior fluxo de passageiros do Paraná em julho

Aeroporto de Maringá registra terceiro maior fluxo de passageiros do Paraná em julho

Em número de passageiros, o Aeroporto ficou atrás somente dos aeroportos internacionais de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

TV Maringá - quarta-feira, 6 de setembro de 2023 - 16:15

Em julho, o Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, de Maringá, registrou o terceiro maior volume de passageiros do Paraná no mês de julho. Foram 64.595 passageiros, número 5% maior em comparação com o aeroporto vizinho. O local só ficou atrás dos aeroportos internacionais de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

Maringá também encerrou o primeiro semestre deste ano com volume de passageiros próximo ao cenário pré-pandemia e no acumulado do ano deve superar os resultados de 2019. Entre janeiro e junho, 321 mil pessoas passaram pelo aeroporto. No mesmo período, o número de passageiros pagantes transportados vezes quilômetros, medida chamada de RPK, foi 8,13% maior em comparação com Londrina. O dado reforça o protagonismo e consolida o Aeroporto de Maringá como referência, já que o resultado foi alcançado mesmo com a disponibilidade de assentos-quilômetros em Londrina ainda ser maior.  

A Prefeitura realiza diversas melhorias no aeroporto, incluindo obras de ampliação da sala de embarque. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o espaço vai quase duplicar de tamanho e passará a ter 709 m². O aeroporto também recebe a instalação de um moderno sistema de pouso por instrumento. O equipamento, chamado de Instrument Landing System (ILS), vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista em situações de adversidades climáticas como nevoeiros.

Além desses investimentos, o município segue com a construção, em fase avançada, de uma usina de geração de energia fotovoltaica. A estrutura vai abastecer todo o aeroporto com energia sustentável, além de proporcionar economia de aproximadamente R$ 1 milhão anual em energia elétrica. “São diversas melhorias que garantem o protagonismo e colocam nosso aeroporto como referência. Isso representa atração de novos negócios, geração de renda e possibilidades de ampliação de voos e destinos”, diz o superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende

Compartilhe