Geral
Júpiter e Saturno parecem um planeta duplo em fenômeno astronômico; veja data

Júpiter e Saturno parecem um planeta duplo em fenômeno astronômico; veja data

Um fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Médica pode ser observado em dezembro de 2020, no dia 21. Após o pô..

Redação - terça-feira, 1 de dezembro de 2020 - 07:33

Um fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Médica pode ser observado em dezembro de 2020, no dia 21. Após o pôr do sol, Júpiter e Saturno vão parecer um planeta duplo.

A proximidade entre os dois corpos celestes vão acontecer desde o dia 16 de dezembro e seguem até o dia de Natal. Além disso, quem tiver um telescópio poderá observar todos os planetas e as maiores luas durante os nove dias.

No dia 21 de dezembro,  percepção será de que Júpiter e Saturno estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. Apesar das melhores condições de observação sejam próximas do Equador, o fenômeno pode ser observado em qualquer lugar do mundo.

A boa notícia é que a luminosidade dos dois corpos celestes vai ser tão grande, que é possível observar o fenômeno a olho nu. Apesar disso, os pesquisadores orientam que a visão através de um telescópio é mais clara.

A última vez que esse fenômeno astronômico aconteceu foi na Idade Média, em 16 de julho de 1623. A expectativa de que Júpiter e Saturno pareçam um planeta duplo está prevista para o dia 15 de março de 2080. Depois, só em 2400.

Compartilhe