Agronegócio
Alerta Ferrugem: serviço inicia em regiões produtoras de soja nesta quinta-feira (15)

Alerta Ferrugem: serviço inicia em regiões produtoras de soja nesta quinta-feira (15)

Inicia nesta quinta-feira (15) o ‘Alerta Ferrugem’, serviço que monitora e informa sobre a ocorrência da ferrugem asiáti..

Redação - quinta-feira, 15 de outubro de 2020 - 10:04

Inicia nesta quinta-feira (15) o ‘Alerta Ferrugem’, serviço que monitora e informa sobre a ocorrência da ferrugem asiática em lavouras de soja nas regiões produtoras do Paraná.

A partir desta safra, o serviço estará disponível também no aplicativo Iapar Clima, ferramenta que traz em tempo real as condições agrometeorológicas no Estado. Ele está disponível na AppStore (acesse AQUI).

ALERTA FERRUGEM: O QUE É?

Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, a ferrugem asiática é capaz de provocar perdas de 90% da produtividade. A doença é considerada a mais preocupante em lavouras de soja.

O serviço ‘Alerta Ferrugem’ faz a instalação de coletores em propriedades rurais estrategicamente selecionadas em toda a região produtora no Estado. A previsão é que sejam instalados 250 dispositivos na safra que se inicia.

Equipamento simples, o coletor nada mais é que um suporte metálico enterrado no chão, sobre o qual é instalada uma peça de PVC que gira livremente de acordo com a direção do vento. Dentro do tubo é depositada uma lâmina de microscópio envolta em fita adesiva, que serve para reter os esporos do fungo que passam por ali.

As lâminas são coletadas periodicamente e encaminhadas para análise em laboratório. Se confirmada a presença de esporos do fungo, essa informação é amplamente divulgada no site do serviço, programa de rádio e redes sociais do IDR-Paraná, imprensa e até grupos de whatsapp que reúnem produtores e técnicos nas diversas regiões produtoras.

Serviço Alerta Ferrugem (Divulgação/SEAB)

Compartilhe